Novo projeto de pesquisa: Filosofia e Ética do Direito Penal

O grupo de trabalho Filosofia e Ética do Direito Penal, coordenado pelo Dr. João Paulo Martinelli, tem por finalidade estudar a legitimidade dos processos de criminalização pela ótica dos princípios limitadores do poder punitivo. Dentre os temas abordados estão o moralismo legal, o princípio do dano, os conceitos de bem jurídico e lesão e o consequencialismo.

O foco do grupo é a liberdade individual, um dos direitos fundamentais mais importantes, que só pode sofrer restrição por razões muito relevantes. Desse modo, o grupo fará a leitura de textos e discussões a respeito dos tópicos estudados, com a produção de artigos ao final.

O edital do projeto está disponível aqui.
As inscrições estão abertas e se encerram no dia 30 de Dezembro. Os encontros serão mensais em 2022!

Veja Também

PODCAST IEDC #003 - SYLVIA STEINER E GUSTAVO FERRAZ DE CAMPOS MONACO - CONFLITO RúSSIA E UCRâNIA

A escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia é o tema do novo episódio do IEDC Podcast. Com Sylvia Steiner e Gustavo Ferraz de Campos Monaco.
Continue lendo >

PODCAST IEDC #004 - FABIO ROBERTO D'AVILA E ALBERTO SILVA FRANCO - O INSTITUTO EDUARDO CORREIA

Rafael de Souza Lira conversa com o Presidente do IEDC, Fabio Roberto D’Avila, e com o membro do conselho consultivo, e um dos fundadores do Instituto, Alberto Silva Franco.


Continue lendo >

PODCAST IEDC #007: INJúRIA RACIAL COM PRISCILA PAMELA DOS SANTOS E THEODORO BALDUCCI

Priscila Pamela dos Santos e Theodoro Balducci de Oliveira debatem o racismo no Brasil no 7º episódio do IEDCPodcast.
Continue lendo >

TOMáS SALVADOR VIVES ANTóN - 05/01/1939 - 10/07/2022

Faleceu no 10 de julho de 2022, aos 83 anos de idade, Tomás Salvador Vives Antón, professor catedrático emérito da Universidad de Valencia, doutor honoris-causa pela Universidad de Santiago de Compostela e ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional Espanhol.
Continue lendo >

Associe-se
ao IEDC

Torne-se um associado do IEDC e participe do Instituto.

Diretoria e
conselhos

Conheça as pessoas que formam o Instituto Eduardo Correia.

Este site utiliza recursos como cookies ou armazenamento de dados através de formulários e campos de input. Ao continuar com a navegação você está de acordo com a utilização destes recursos. Caso desejar, você pode verificar a configuração de bloqueio de cookies do seu navegador e não utilizar os formulários deste site.