Quem foi
Eduardo
Correia?

Nasceu em Lisboa a 1 de Outubro de 1915.

Carreira Acadêmica: Doutor em Direito em 1945. Professor Catedrático desde 1948. Lecionou Direito Criminal, Criminologia e Direito Processual Penal.

Cargos exercidos: Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Coimbra. Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito de Coimbra. Ministro da Educação. Ministro da Justiça. Membro da Comissão Constitucional. Presidente da Comissão de Reforma do Código Penal e do Código de Processo Penal. Presidente do Grupo Português da Associação Internacional de Direito Penal. Diretor do Instituto de Criminologia de Coimbra. Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Economia de Coimbra.

Distinções: Membro da Fondarion Internationale Pénal et Pénitentiaire. Grão-Cruz da Ordem de Sant’lago da Espada. Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul. Comenda da Ordem do Visconde do Rio Branco. Comenda da Ordem do Mérito da Itália. Grã-Cruz da Ordem de San Raymundo de Peñafort. Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.

A Universidade
de Coimbra

Ao assinar o Scientiae thesaurus mirabilis, D. Dinis criava a Universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Um século depois do nascimento da nação, germinava a Universidade de Coimbra. Começa a funcionar em Lisboa e em 1308 é transferida para Coimbra, alterando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espraiou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, devotado às ciências da vida.

Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um patrimônio material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um patrimônio que a UC candidatou a Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fonte

Associe-se
ao IEDC

Torne-se um associado do IEDC e participe do Instituto.

Contato

Entre em contato com o IEDC e esclareça suas dúvidas ou solicite informações.