Histórico

O Instituto Eduardo Correia (IEDC) é uma associação civil sem fins lucrativos, voltada à promoção e desenvolvimento das ciências criminais, correlacionadas, em razão de sua indissociável afinidade, com o direito constitucional e a filosofia do direito.

-

Primeira fase (2012 – 2018)

O IEDC foi materialmente constituído no ano de 2012, como resultado da convergência de vontades de juristas brasileiros e portugueses, unidos pela Escola de Coimbra.

Inspirado na geração juristas formada pelo Professor Doutor Eduardo Correia – responsável por um ditoso movimento de abertura da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra –, o IEDC surge, já em sua primeira fase, como espaço de excelência no estudo e na produção científica, marcado, fundamentalmente, pela pluralidade e abertura, e estabelecido no diálogo e na troca nacional e internacional de experiências. Valores, aliás, que sempre marcaram a multissecular trajetória da Alma Mater Conimbrigensis.

-

Segunda fase (2019)

Como resultado das atividades promovidas ao longo da primeira fase e, também, do natural processo de amadurecimento, o IEDC preparou-se, ao longo dos anos de 2017 e 2018, para a sua formalização, o que veio a ocorrer em abril de 2019.

Convencido, por um lado, da sua vocação ao diálogo internacional e, por outro, da necessidade em responder às demandas de um tempo fortemente marcado pela velocidade e tecnologia, o IEDC inaugura a sua nova fase, com assento em uma ainda maior abertura, pluralidade e internacionalização. Pretensão que encontra no radical incremento dos recursos tecnológicos um importante aliado, a reduzir espaços e a aproximar pessoas, povos e culturas.

O IEDC assume-se, pois, nessa nova fase, como um espaço de investigação e ciência, construído a muitas mãos e olhares. Um espaço de encontro de juristas da lusofonia, e para além dela. Um espaço de todos e para todos.

-

Sejam bem-vindos aos Instituto Eduardo Correia!

Associe-se
ao IEDC

Torne-se um associado do IEDC e participe do Instituto.

Diretoria e
conselhos

Conheça as pessoas que formam o Instituto Eduardo Correia.