Confiram a lista dos resumos selecionados para o II Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito! Esta é uma relação dos resumos submetidos e avaliados até 22 de dezembro de 2023. Uma vez que o prazo de submissão foi prorrogado até 08 de janeiro de 2024, será posteriormente divulgada nova lista com a relação de todos os resumos aceitos até aquela data.
Informa-se, ainda, que foi aceito um resumo por candidato, considerando, dentre outros possíveis critérios, a pertinência temática.
CARMELA ARIANNA MARTONE MATEUS
Desobedecer. História e teoria da desobediência civil à luz dos desafios sociais, jurídicos e políticos contemporâneos.
Parecer: ACEITO
RAPHAEL PIFFER DOS S. RODRIGUES
Contribuições da pedagogia jurídica para justiça restaurativa e efetivação do princípio democrático.
Parecer: ACEITO
OTTO MANOEL RUFINO PEREIRA
Linguagem, símbolo e simbólica na ciência jurídica: a simbologia de Mário Ferreira dos Santos como metódica para a compreensão do fenômeno jurídico.
Parecer: ACEITO
RUI ATAÍDE DE ARAÚJO
Moralidade e constituição: uma análise face à Constituição portuguesa.
Parecer: ACEITO
ANDRE GONÇALVES FERNANDES
Direito e moral a partir de uma perspectiva ontológica.
Parecer: ACEITO
JOÃO LUIS ARAÚJO
A dimensão económica da SADC: um olhar conducente à masterização de políticas económicas da região austral da África.
Parecer: ACEITO
FELIPE FERREIRA DE ALMEIDA CRUZ
Emancipação na perpectiva filosófica de Gianni Vattimo e Enrique Dussel: do encobrimento do sujeito ao fim da modernidade.
Parecer: ACEITO
DANIEL DAMASCENO LEITÃO & TEODORO SILVA SANTOS
Objetividade moral e proporcionalidade na dosimetria da pena: a valoração (inter)subjetiva das circunstâncias judiciais na jurisprudência dos STJ’s de Brasil e Portugal.
PARECER: ACEITO
FERNANDO TURCHETTO
O direito ao reagrupamento familiar dos asilados temporariamente protegidos na jurisprudência da Grande Câmara do Tribunal Europeu de Direitos Humanos: novas exigências ao ius (jus?) cosmopoliticum.
Parecer: ACEITO
STÊNIO DE FREITAS BARRETTO:
Direito e moral religiosa e as teorias da separação: as possibilidades jurídicas na sociedade moderna num contexto de pluralidade e vulnerabilidade.
Parecer: ACEITO
IBSEN JOSÉ CASAS NORONHA
Direito, Moral e Família no mundo Luso-Brasileiro: perspectiva jurídico-histórica
Parecer: ACEITO
ANTÔNIO SÁ DA SILVA & HOMERO HOMERO CHIARABA GOUVEIA
Escolhas estratégicas no Direito Financeiro e Tributário.
Parecer: ACEITO
Comissão científica:
José Manuel Aroso Linhares (IJ/UCILeR), Ana Margarida Simões Gaudêncio (IJ/UCILeR), Glauco Barreira Magalhães Filho (PPGD/UFC) e Fábio Cardoso Machado (IEDC).
Sobre o Evento:
Num contexto marcado em simultâneo pela celebração da diferença e pela homogeneização, mas também pela emergência de velhos e novos modos de violência (e outras tantas condições de vulnerabilidade), a discussão das teses da separação, separabilidade e não separação associadas ao contraponto juridicidade/moralidade (se não moralidade(s)) ganha um novo fôlego e um espectro significativo de possibilidades, inseparáveis estas dos novos territórios que os binómios positivismo/não positivismo, convencionalismo/não convencionalismo têm sabido explorar, mas também dos desafios sociais que hoje exigem uma resposta do Direito.
O II Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito (de 4 a 6 de Abril de 2024) - numa organização conjunta do Grupo de Estudos em Filosofia do Direito Díkaion da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC), do Instituto Eduardo Correia (IEDC) e do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ/UCILeR) - propõe-se precisamente considerar estas possibilidades e a sua força demarcadora, reconhecendo simultaneamente as suas projecções nos problemas maiores que a Filosofia, a Teoria e a Metodologia Jurídicas hoje enfrentam, bem como as suas indiscutíveis implicações na reflexão jurídico-dogmática.
Prazo prorrogado! Os resumos de propostas de comunicação para o II Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito
Continue lendo >
O IEDC lançou, para todos os associados, o projeto...
Continue lendo >
Neoconstitucionalismo, Ativismo e Liberdade é um Grupo de Trabalho com o objetivo de desenvolver pesquisas e atividades acadêmicas relacionadas ao ativismo judicial legitimado pelo chamado “neoconstitucionalismo”.
Continue lendo >
É com muita alegria que o IEDC informa que está confirmado o I COLÓQUIO NACIONAL...
Continue lendo >