Novo projeto de pesquisa: Filosofia e Ética do Direito Penal

O grupo de trabalho Filosofia e Ética do Direito Penal, coordenado pelo Dr. João Paulo Martinelli, tem por finalidade estudar a legitimidade dos processos de criminalização pela ótica dos princípios limitadores do poder punitivo. Dentre os temas abordados estão o moralismo legal, o princípio do dano, os conceitos de bem jurídico e lesão e o consequencialismo.

O foco do grupo é a liberdade individual, um dos direitos fundamentais mais importantes, que só pode sofrer restrição por razões muito relevantes. Desse modo, o grupo fará a leitura de textos e discussões a respeito dos tópicos estudados, com a produção de artigos ao final.

O edital do projeto está disponível aqui.
As inscrições estão abertas e se encerram no dia 30 de Dezembro. Os encontros serão mensais em 2022!

Veja Também

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL

Ajude o Rio Grande do Sul. Toda doação será bem-vinda.
Continue lendo >

SELEçãO DOS RESUMOS PARA O II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DO DIREITO

Confiram a lista dos resumos selecionados para o II Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia do Direito.
Continue lendo >

DIKAION: DIáLOGOS SOBRE DIREITO E JUSTIçA

Dikaion: Diálogos sobre direito e justiça" é a nova iniciativa do Instituto Eduardo Correia. Serão Lives mensais com o objetivo de ampliar e difundir temas ligados à Filosofia do Direito.
Continue lendo >

CONVOCATóRIA PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINáRIA

Convocamos os associados do IEDC para participar da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 08 de dezembro de 2021, às 18h.
Continue lendo >

Associe-se
ao IEDC

Torne-se um associado do IEDC e participe do Instituto.

Diretoria e
conselhos

Conheça as pessoas que formam o Instituto Eduardo Correia.

Este site utiliza recursos como cookies ou armazenamento de dados através de formulários e campos de input. Ao continuar com a navegação você está de acordo com a utilização destes recursos. Caso desejar, você pode verificar a configuração de bloqueio de cookies do seu navegador e não utilizar os formulários deste site.